quarta-feira, 3 de julho de 2013

Respeito às origens


Respeito às origens
Por Rebeca Piñeiro 


Tribal Fusion é uma ramificação do ATS®, isso todos sabemos ou deveríamos. Me pergunto se o estudo do ATS® como base para o Tribal Fusion se torna uma regra ou se isso é origem apenas. Por que para mim, algo que é origem simplesmente É e algo que é regra pode não ser uma origem por que não está necessariamente na "genética". 

O ATS® está em todas as células do Tribal Fusion, logo, não é apenas uma regra. 
Uma regra é algo imposto, uma origem é algo que simplesmente É.
Por exemplo: meu pai é espanhol, nasceu e viveu na Espanha até o fim da adolescência. Eu, sua filha nascida no Brasil, herdei de meu pai sua cultura, sua comida, seu gênio, sua músicas... tudo isso faz parte da minha vida de uma forma muito natural, mas não foi uma regra, algo forçado ou imposto. Simplesmente É por que meu pai, minha base, minha raiz, minha origem É e isso me foi passado naturalmente.
Como e PORQUE negar que meu pai é da Espanha? Como e por que negar minhas origens? Como e porque não me deixar influenciar?

Uma pergunta:
Como e PORQUE negar que o Tribal Fusion é filho do ATS®?

Aula da Zoe Jakes: totalmente ATS® em seu vocabulário. Ela usa T-Step, barrel turn, floreo e um monte de elementos do ATS!
Aula da Lady Fred: totalmente baseada no ATS®!
Aula da Kami Liddle: ATS® em sua base.
Mardi Love: ATS® em sua base.
Estudei com muitas outras dançarinas internacionais, pioneiras no estilo Tribal Fusion e até agora todas usaram o ATS® como base.
APENAS O BRASIL NEGA ISSO!


Já que estamos em processo de despertar para tudo nesse Brasil, que tal acordar para esse fato também e começar a estudar/respeitar o que se propõe a ensinar e aprender?

O Spin/ spot turn não veio do Tribal Fusion ele veio do ATS® com influência em dança clássica indiana.
O movimento de braços que vc faz girando o tronco não é do Tribal Fusion, veio do ATS® e se chama Torso Twist!
Aquele movimento liiiiiiiiindo que vc usa os braços altos, levado-os pra frente e torcendo quadril, veio do ATS® e não é pra levar o braço pra frente e sim pra trás. Ele se chama Egyptian, veio do ATS® e é do repertório rápido de passos, sabia disso?! 
Aquela postura maravilhosa que vc faz que primeiro fica na ponta, depois desce e muda os braços olhando para o lado, tb não é do Tribal Fusion e sim do ATS e se chama Camel Walk. Sabia também que no ATS® não olhamos simplesmente para o lado e sim para o vão criado?
Sabe essa postura linda que vc faz para dançar o Fusion? Veio do ATS®.
Sabe esses braços altos, inspirados no Flamenco? Vieram do ATS®.
Sabe o lento do Tribal Fusion, sim, aquele lento bem lento.... veio do ATS®.
Sabe o porque você usa headpiece, flores, jóias étnicas e tribais? Por que é utilizado no ATS®.

Sabe o por que você chama sua dança de Tribal Fusion? Por que o TRIBAL é a parte que representa o ATS e o FUSION é a parte onde vc pode colocar qualquer outro elemento, ou seja, Tribal Fusion é ATS + algum outro elemento.
Um beijo!






3 comentários:

  1. Arrasou no Blog...é Inteiramente informativo, lindo......Td de bom!!! :D

    Silmara

    ResponderExcluir
  2. Gracias pelas clarezas!! seguidas de orientação para minha dança! :)

    ResponderExcluir