Snujs
Os
snujs são instrumentos de percussão utilizados por músicos e/ou pela bailarina
durante sua dança.
Os
snujs são címbalos de metal, em número de quatro, que são tocados milenarmente
por orientais. Acredita-se que tenham mais de 5.000 anos. São feitos de latão
(bronze). Em alguns países do
Oriente Médio (Egito) são também conhecidos como
"Sagat" ou
"Zagat". Nos Estados Unidos,
chamam-se "Finger Cymbals" e na Turquia
conhecidos por "Zills"
e popularmente nos outros países apenas como Címbalos.
Holisticamente
eram usados pelas sacerdotisas
egípcias para energizar, trazer
vibrações positivas e retirar
maus fluidos do ambiente, além de servir para acompanhar
a percussão no ritmo da música.
O
tamanho ideal para bailarinas é o médio (a, b ou c). O grande, somente é aconselhável
para quem toca para bailarina ou com conjunto/orquestra. Os pequenos são
bonitinhos, mas inúteis. Tem som
infantil, não tem nenhum glamour.
E
Percussão é algo forte/intenso e marcante precisa ser bem representada.
O
domínio dos snujs implica domínio da base rítmica da música árabe, elemento primordial
para uma boa evolução musical.
Como identificar um bom Snuj?
Você vai identificar pelo som. Os bons
propagam
pelo menos 10 a 12 segundos o
"reverb" do agudo. Evidentemente, depois de um tempo, também perdem o
fio (a primeira camada circundante) e necessitam ser substituídos.
Como cuidar? O suor das mãos e o pouco uso (se ele ficar esquecido na
bolsa ou exposto ao tempo) irão oxidar. Faça o polimento regularmente. O som
inclusive fica
mais limpo também. Por incrível que pareça a oxidação também
atinge o som. Guarde-os sempre juntos, e de preferência num saquinho de pano
com fechado. Não empreste! Use Limpador de Pratos de Bateria, pois é o mesmo
material. {Dicas de Jorge Sabongi}
O conhecimento dos ritmos árabes
para dança torna previsíveis as seqüências e dá confiança ao trabalho. Você
consegue identificar exatamente onde pisa. Saber tocá-los com os snujs
facilitará muitos aspectos de seus movimentos, pois conhecerá o tempo e a forma
de cada um deles. Isso lhe dará criatividade nas seqüências de movimentos da dança.
Importante: Não toque em “taksim” (improvisações lentas de um
único instrumento:
violino,
kanoum, flauta, acordeom...).
Nota:
Não se sabe ao certo a data
precisa o início da música árabe percussiva no Brasil, mas acredita-se que
tenha iniciado no final dos anos 60 e início dos anos 70, pois, neste período,
Haidamus já iniciara seus trabalhos como músico árabe profissional no Brasil.
Podemos afirmar que a música árabe nasceu, no Brasil, nos restaurantes árabes
da época.
Sobre um pequeno palco decorado
ao estilo "tenda árabe", três ou quatro músicos (dentre eles Fuad
Haidamus na derbakke e Wady Cury no alaúde ) se apresentavam ante a uma pequena
platéia de espectadores. Assim se deu início a percussão árabe no Brasil ( ou a
musica árabe como um todo ), tendo como instrumentos iniciais o derbakke tradicional,
feito em cerâmica queimada e o daff, em madeira e pele de peixe. Os
snujs também surgiram nesse período, porém, foram imortalizados pelas mãos de
Shahrazad Sharkey, pioneira da bellydance e maior mestra de snujs para dança do
ventre no Brasil.
Contribuição do texto de Silmara Matos, aluna Campo das Tribos.
Jorge Sabongi site:(http://www.khanelkhalili.com.br/snujs5.htm)
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